fbpx
voltar para site
Padronização dos pratos – importância, benefícios e aplicação
Fechar
Padronização dos pratos – importância, benefícios e aplicação

A padronização dos pratos é essencial para o sucesso do seu restaurante, isso porque as pessoas querem segurança na hora de comer. Sempre que o seu cliente revisitar o seu estabelecimento, ele vai querer comer “o mesmo prato”, pois isso passa uma sensação de segurança. Para você ter uma ideia da importância da padronização, segundo o 3º Fórum Food Service a qualidade dos pratos é o item mais importante para 36% dos consumidores. Além disso, ao esquematizar as refeições, você melhora o fluxo de trabalho e facilita os treinamentos.

Seguir um padrão facilita a gestão financeira, administração do estoque, reposição de insumos, o preparo dos pratos e evita desperdícios. Ao utilizar Fichas Técnicas para padronizar os pratos, você facilita o trabalho dos seus colaboradores e evita dúvidas na cozinha. Também regula a quantidade dos ingredientes, a apresentação do prato, o tempo de cozimento e diminui o tempo de preparo. Assim você evita stress na cozinha e melhora a experiência dos seus clientes.

Potencializa o atendimento

Outro benefício da padronização é que ela facilita o atendimento, uma vez que existem menos variações nos pratos e produz um cardápio mais objetivo para a escolha do cliente. O atendimento prestado e a qualidade da refeição oferecida estão diretamente ligados à satisfação do consumidor. Uma dica interessante é disponibilizar o cardápio nas redes sociais ou no seu site para antecipar a escolha do cliente.

Segurança para o cliente

A padronização passa mais segurança para o consumidor e também ajuda os seus colaboradores a conhecer o gosto do cliente. Por isso, seja rigoroso com os pratos, não deixe que as refeições fujam do padrão e alinhe a importância disso com a sua equipe. Se o seu cliente confiar que sempre encontrará o seu prato favorito com o mesmo sabor, estética e tempo de preparo, garanto que ele será fidelizado.

Como aplicar?

Essa ideia de cozinhar no “olhomêtro” só funciona em casa, no almoço de domingo. Para administrar um negócio você precisa de organização e a melhor forma de fazer isso na cozinha do seu restaurante é por meio das Fichas Técnicas. Elas são muito importantes para nortear a produção na cozinha e evitar erros no preparo. Se você não sabe o que são Fichas Técnicas, leia o nosso texto no blog .

Benefícios no delivery

Outro setor do seu restaurante que pode se beneficiar na padronização dos pratos é o sistema de entregas, ou delivery. Uma experiência de delivery que entrega rápido e possui qualidade, fideliza o cliente. Um cardápio online padronizado, junto com a rapidez na entrega são a receita para o sucesso do seu delivery.

Se você precisa de um apoio na gestão financeira e pessoal do seu estabelecimento, a C’est Prêt está aqui para te ajudar. Nós somos uma assessoria especializada no acompanhamento e desenvolvimento de estabelecimentos gastronômicos. Entre em contato conosco para encontrarmos juntos as melhores soluções. Mande uma mensagem para (11) 9 9823 2221.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

C'est Pret

+55 11 9 9823 2221
Ama comer e beber? Escreva seu email e assine para receber a Newsletter da C’est Prêt.
© Copyright 2018 - C’est Prêt. Todos os direitos reservados. Site by Miss Lily

C'est Pret

Assessoria para Restaurante

Rachel Carvalhaes

Serviços