fbpx
voltar para site
Por que fazer um Plano de Negócio para restaurante?
Fechar
Por que fazer um Plano de Negócio para restaurante?

A receita para um restaurante de sucesso não é só saber cozinhar, mas administrar bem os recursos. Mas por que fazer um plano de negócio para restaurante? Porque o plano de negócio é importante para qualquer empreendedor, ele descreve todos os detalhes do empreendimento, desde a abertura até o desenvolvimento com todas as etapas do trabalho. Para se ter uma ideia da importância de uma boa administração, 35% dos restaurantes fecham após o primeiro ano e até 50% não passam do segundo ano, de acordo com os dados da Abrasel.

Além da segurança gerada pelo plano de negócios, ele é o primeiro passo para alcançar o sucesso no seu empreendimento, influencia na tomada de decisão te ajuda a diminuir os riscos da gestão. Sendo assim, as suas decisões tornam-se mais assertivas. O plano de negócio também ajuda a definir o seu público, o que ajuda muito na elaboração das estratégias de marketing, uma vez que facilita a comunicação. Além de gerir a cozinha e os colaboradores, é preciso investir no ambiente do restaurante. O que atrai o cliente não é só a comida, mas toda a experiência do cliente.

Por que planejar o começo do seu restaurante?

Está montando o seu restaurante e quer saber quando o Plano de Negócio deve ser feito? Você deve começar antes de escolher o ponto, a principal ideia desse planejamento é estruturar todo o conceito do restaurante, estilo horário de funcionamento, estratégias e local.

Dessa forma, você clarifica as ideias e enxerga a realidade do seu futuro negócio, além do mercado onde ele estará inserido. Tenha em mente a parte burocrática ao fazer os seus planos, autorizações, licenças e autos de vistoria do Corpo de Bombeiros. Para quem está começando é essencial ter um bom diagnóstico que influenciará as decisões e norteará as principais ações do restaurante.

Orienta estabelecimentos consolidados

O Plano de Negócio não é exclusividade para quem vai abrir o estabelecimento, empresas consolidadas também podem se beneficiar com o uso do plano de negócio. Empreendimentos que já atuam no mercado podem utilizar o planejamento para aperfeiçoar os caminhos da gestão, elaborar estratégias para capacitação de recursos, orientar a tomada de decisões e alocar recursos corretamente. O planejamento também ajuda na comunicação das diretrizes com os colaboradores, parceiros e investidores, pois unifica os objetivos e metas do estabelecimento.

Afinal, por que fazer um Plano de Negócio para restaurante?

A sua principal função é nortear as decisões, servindo como um mapa para o negócio, além disso a sua equipe fica ciente das decisões e metas do estabelecimento, aumentando assim o senso de pertencimento. Essa organização e trabalho em equipe podem facilitar os atingimentos das metas do restaurante e dar um diagnóstico das fraquezas do empreendimento. Dessa forma, o Planejamento também serve para analisar quando as coisas não vão bem, que soluções buscar e quando é necessário ministrar treinamentos dos colaboradores. Por isso, é muito importante que esse documento seja atualizado conforme o crescimento da empresa.

Como deve ser feito o plano de negócio?

Nós indicamos dois modelos simples de plano de negócio para você começar a por as suas ideias em ordem: o modelo “Canvas” e “Startup Enxuta”. Esses planos permitem que você faça um esboço das oportunidades e ameaças do seu negócio. Analisar os pontos fracos do empreendimento é essencial. Além disso o plano de negócios permite que você compare o que foi planejado com as ações que foram realizadas.

Que tal deixar com um profissional?

A experiência ajuda muito na elaboração dos Planos de Negócio, por isso nós te aconselhamos a procurar por um profissional competente para realizar esse serviço. Afinal, é a saúde financeira do seu estabelecimento que está em jogo. A C’est Prêt está aqui para te ajudar. Nós somos uma assessoria especializada no acompanhamento e desenvolvimento de estabelecimentos gastronômicos. Entre em contato conosco para encontrarmos juntos as melhores soluções. Mande uma mensagem para (11) 9 9823 2221.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

C'est Pret

+55 11 9 9823 2221
Ama comer e beber? Escreva seu email e assine para receber a Newsletter da C’est Prêt.
© Copyright 2018 - C’est Prêt. Todos os direitos reservados. Site by Miss Lily

C'est Pret

Assessoria para Restaurante

Rachel Carvalhaes

Serviços