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A importância do treinamento no restaurante
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A importância do treinamento no restaurante

A importância do treinamento no restaurante é manter a qualidade dos serviços prestados no seu estabelecimento, desde a cozinha até o atendimento. Além disso, é um ótimo modo de melhorar a gestão e corrigir algumas pontas soltas. Algumas práticas são obrigatórias pela Vigilância Sanitária e sindicatos trabalhistas, por isso é necessário treinar os colaboradores.

Mas qual é a importância do treinamento no restaurante?  Segundo uma pesquisa da Accenture, companhias brasileiras perderam 217 bilhões de reais em 2016 devido a problemas no atendimento.

O mais importante é que oss treinamentos ministrados na sua empresa colaborem na rotina de trabalho e capacitem sobre os temas de forma aprofundada. Os treinamentos não devem ser rasos e precisam ajudar na resolução de problemas do cotidiano, em todas as etapas de trabalho.

E qual é a importância real do treinamento no restaurante?

As áreas que merecem mais atenção ao treinamento são: higiene, segurança e atendimento.

Segurança: ajuda a evitar acidentes, como agir em emergências e deixar os colaboradores cientes das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Além disso, também temos os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, são equipamentos de segurança que visam garantir a integridade e proteção dos colaboradores, apesar e alguns funcionários possuírem resistência ao seu uso.

Higiene: diversas regras são ditadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para proteger a saúde dos clientes. Todos os colaboradores devem estar cientes das práticas corretas e fiscalizar os demais colegas. O treinamento serve para refrescar essas regras e evitar problemas. Dentre as regras de higiene estão: ficar atento ao cozimento, armazenar pratos quentes e frios separadamente e retirar o lixo com frequência, etc.

Atendimento: mesmo sem nenhum órgão regulador, realizar treinamentos é essencial para o atendimento.  Isso faz com que os colaboradores saibam lidar com os mais diferentes perfis de cliente que frequentam o seu restaurante, desde pessoas mais tímidas, comunicativas até deficientes físicos e visuais. O treinamento faz com que os atendentes tenham algumas noções básicas de marketing e vendas, de forma que eles estimulam o consumo e aprendem a fazer sugestões sem invadir o espaço do cliente.

Menos desperdício

O treinamento também faz com que haja uma melhora na gestão, no armazenamento e no manuseio dos alimentos. Agilizando os processos e mantendo a integridade dos alimentos, gerando assim menos desperdício. Processos mais rápidos também melhoram o atendimento uma vez que os pratos ficam prontos mais rapidamente, porém com a mesma qualidade.

Tecnologia tem importância no treinamento?

Avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios para o atendimento nos restaurantes, tornou tudo mais rápido e prático. Mas não adianta você ter um sistema super avançado se os seus colaboradores não souberem operá-lo corretamente. Nesse caso o treinamento também se faz necessário. Além disso, é muito fácil encontrar restaurantes na internet, o que deixou os clientes mais criteriosos. Então agilidade e bom atendimento são essenciais para a saúde financeira do seu estabelecimento.

A sua imagem está em jogo

Além da segurança e higiene, a imagem do estabelecimento também influencia os clientes. Alguns treinamentos direcionam a apresentação dos pratos, a decoração da casa e o modo de vestir dos funcionários. Não precisa colocar todo mundo de terno e gravata, mas o ideal é que todos estejam bem apresentáveis seguindo o código de vestimenta estipulado.

Como fazer um treinamento de qualidade no restaurante?

Nós orientamos que você procure um profissional, ou uma consultoria, competente para ministrar os treinamentos. Pois é muito importante que a pessoa que vai ministrar o treinamento possua uma vivência na cozinha e possa alinhar teorias e práticas ao treinar os seus colaboradores. Para isso, nós da C’est Prêt podemos te ajudar. Entre em contato conosco para encontrarmos juntos as melhores soluções. Mande uma mensagem para (11) 9 9823 2221.

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Assessoria para Restaurante

Rachel Carvalhaes

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