O marketing digital é uma ferramenta essencial para restaurantes, trazendo diversos benefícios para o seu negócio. Trocar os panfletos pelas redes sociais e anúncios na internet é uma tendência mundial. Por meio das mídias digitais você consegue oferecer uma visão mais ampla do seu ambiente e das refeições oferecidas. Outro aspecto importante são as mudanças nos hábitos dos consumidores. Antes de finalizar as suas compras, as pessoas consultam opiniões de outros consumidores, artigos, comparam preços etc. Isso faz com que as informações disponíveis tenham uma influência direta do marketing digital para o restaurante.
Além disso, o marketing digital possui um investimento relativamente mais barato que as mídias tradicionais como anúncios, classificados, comerciais de TV, entre outros. Outro diferencial importante em relação as estratégias digitais é a segmentação. Se você coloca um banner na rua, pessoas de todas as idades e classes verão o material, já nas redes sociais esse material chegará apenas ao público indicado, por exemplo, pessoas de 30 a 50 anos.
Ok, agora você já sabe a importância dessa prática, mas você sabe o que é o Marketing Digital? É um conjunto de ações estratégicas que tem por objetivo promover a sua marca na internet. Proporcionando o conhecimento do restaurante e a interação das pessoas com o estabelecimento, tanto via buscadores, quanto por redes sociais. Essas estratégias podem ajudar o seu restaurante a ter uma relação mais próxima com o público.
Os principais canais para você englobar a sua estratégia de Marketing Digital, são o seu Site, um blog, suas redes sociais e o “Google Meu negócio”. Essa ferramenta do Google é muito importante, pois ela facilita que as pessoas encontrem o seu restaurante e que os usuários avaliem o seu estabelecimento. Após isso, você vai precisar de um site para disponibilizar mais informações sobre o seu restaurante, um cardápio online, por exemplo, e uma forte presença nas redes sociais para divulgar o seu restaurante. Acima de tudo, é muito importante que todo conteúdo produzido seja pensado para o desktop e celulares, uma vez que as pessoas acessarão o seu site e redes pelo computador e smartphone. Nas suas redes sociais, aproveite o apelo visual da comida para chamar a atenção do seu público.
O mais importante numa estratégia de marketing digital para restaurantes é conhecer o seu público, utilizar as imagens e conteúdos corretos ajuda a atingir o seu público. Basicamente, você precisa: fazer uma pesquisa e definir o seu público alvo; fazer análises e planejamentos (SWOT); desenvolver os conteúdos de divulgação; publicar os materiais desenvolvidos; se programar para continuar o processo de desenvolvimento e divulgação no dia a dia do restaurante; mensurar os resultados e adaptar estratégias se necessário.
Outra dica importante é explorar a história da casa. Se o seu restaurante for tradicional, arranje algumas formas de contar a história daquele lugar para as pessoas. Caso o seu estabelecimento seja novo, aproveite para expor as motivações, visões e valores do local, ser ecológico ou natural, por exemplo. Isso é importante pois muitos clientes não procuram apenas uma refeição, mas tornar o momento gastronômico uma experiência. Além de tudo, a melhor forma de envolver o cliente é contextualizando sobre o espaço.
A interação com o público é fundamental para o sucesso nas mídias digitais, uma vez que o cliente gosta de ser ouvido e sentir que a opinião dele faz diferença. Responder as pessoas gera mais engajamento, afinal ninguém comenta ou envia uma mensagem para ser ignorado. Se você mantiver o seu público fiel, eles ajudarão indiretamente a divulgar o seu negócio. Além disso, as redes podem funcionar como uma espécie de SAC, por meio dela você pode responder dúvidas e solucionar problemas.
Alguns cuidados se fazem necessários, como, por exemplo, oferecer novidades e ofertas para manter o cliente interessado em consumir as refeições e convidar os amigos. Antigamente toda a crítica vinha de jornalistas e veículos da imprensa, hoje em dia os “influenciadores digitais” também desempenham esse papel. Fazer uma ação com um influenciador da sua cidade, por exemplo, pode alavancar algumas vendas. Além disso, outro cuidado é oferecer pratos parecidos aos utilizados na divulgação. Se o prato oferecido para o cliente for muito diferente do que ele havia visto em um anúncio, isso pode frustrar o consumidor.
Além de melhorar a sua marca e fazer as pessoas encontrarem o seu restaurante, o Marketing Digital pode melhorar o relacionamento do seu restaurante com os clientes, mesmo quando não estão no local. Por isso esse é um serviço muito sensível e importante. Nós da C’est Prêt podemos te auxiliar, porque somos uma assessoria especializada no acompanhamento e desenvolvimento de estabelecimentos gastronômicos. Entre em contato conosco para encontrarmos juntos as melhores soluções. Mande uma mensagem para (11) 9 9823 2221.